segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Intolerância a lactose

Esse fantasma já andava me rondando. Eu é que não percebi. Acabou que cápsulas lactobacilos mais uma virose me levou a fazer o exame e ao diagnóstico que eu não queria ter recebido: Intolerância a Lactose (IL).


O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?


Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida.

O QUE É LACTOSE E LACTASE?
A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

Fonte: http://www.semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/. O Sem Lactose é o melhor site brasileiro sobre Intolerância a Lactose.


Suplementação de cálcio na dieta sem lactose


É importante lembrar que a vitamina D também deve ser mantida em quantidades normais no organismo, pois o seu consumo excessivo pode ser tóxico e resultar em uma perda acentuada de cálcio dos ossos. Abaixo você encontra uma lista de alimentos ricos em vitamina D e em cálcio, levando-se em consideração uma dieta sem leites e seus derivados.

Fontes Alimentares de Vitamina D
Alimentos Porção Vitamina D (UI)
Bebida de soja 1 xícara 80
Suco de laranja fortificado 1/2 xícara 45
Gema de ovo 1 25
Arenque ou truta cozidos 75 g 156
Cavala cozida 75 g 80
Salmão cozido 75 g 225
Salmão em lata ou cozido* 75 g 608
Sardinha em lata 75 g 70
Atum branco (normal ou light) em lata 75 g 41
* inclui os tipos real, prateado, rosa e vermelho
Fontes de Cálcio*
Nozes e Sementes Porção Cálcio (mg)
Tahini (pasta de gergelim) 2 colheres de sopa 130
Amendoas tostadas 1/4 xícara 93
Sementes de gergelim tostadas 1/4 xícara 50
Carnes Porção Cálcio (mg)
Sardinha enlatada, com espinhas 75 g 286
Salmão, enlatado com espinhas 75 g 208
Grãos e cereais Porção Cálcio (mg)
Feijão branco 3/4 xícara 119
Feijão preto 3/4 xícara 75
Grão de bico 3/4 xícara 58
Aveia 1 tigela pequena 165
Bebidas Porção Cálcio (mg)
Bebida de soja fortificada com cálcio 1 xícara 319**
Suco de laranja fortificado com cálcio e vitamina D 1/2 xícara 165 **
Leite com baixo teor de lactose 1 xícara 240
Vegetais (cozidos) Porção Cálcio (mg)
Nabo 1/2 xícara 104
Quiabo congelado 1/2 xícara 65
Mostarda 1/2 xícara 55
Couve 1/2 xícara 49
Brocoli 1/2 xícara 46
Beterraba ½ xícara 82
Espinafre ½ xícara 122
Outros Porção Cálcio (mg)
Laranja 1 média 52
Açúcar mascavo 30 g 37
Melaço de cana não refinado 1 colher de sopa 44
Tofu com sulfato de cálcio 150 g 347
Figos secos 5 258

Ainda estou sob observação do gastroenterologista para saber qual é o nível da minha IL. Terei essa resposta em meados de dezembro. Espero que seja leve e que eu possa comer queijo de vez em quando. De qualquer forma, isso já está resultando em nova mudança de hábitos, alimentares inclusive. E vai me dar algum trabalho (na cozinha) e terei que prestar bastante atenção (no supermercado).

Nenhum comentário: