sábado, 16 de agosto de 2014

Uma jornada muito esperada - Refúgio Biológico de Itaipu

Logo após a visita ao Eco Museu, voltamos para a área da hidrelétrica para visitar o Refúgio Biológico.

No caminho para o Refúgio Ambiental, a gente passa por estas estruturas, que foram utilizadas como ferramentas na montagem da Usina
O Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina. Dá de dez a zero em muito zoológico que tem por aí, sendo mais bonito inclusive do que o Zoológico da cidade de Foz do Iguaçu.

O passeio inicia numa carretinha, que sai do Centro de Recepção de Visitantes e contorna o Canal da Piracema até às edificações do Refúgio.

Todos os espaços usam fontes alternativas de energia e foram construídos com base em conceitos de arquitetura verde.


O roteiro segue com uma caminhada de dois quilômetros por uma trilha em meio a floresta nativa e envolve lições de educação ambiental, dadas pelos simpáticos e incansáveis educadores ambientais de Itaipu.



Durante o passeio, podemos ver (ok, não dá para reparar que a diversidade é tanta assim) mais de 960 gêneros de plantas e 50 espécies animais como jaguatirica, jacaré, gavião, urubu-rei, quati, arara-vermelha, jabuti, coruja, serpentes, macaco-prego e a onça pintada.



A anta está vivendo a vida numa boa...



É um passeio realmente muito bacana! O refúgio é muito lindo e bem cuidado e ainda estava em reforma para ser ampliado. Dá gosto conhecer um trabalho tão interessante quanto esse.

Nenhum comentário: