sábado, 9 de fevereiro de 2013

Uma Jornada Muito Esperada - Trilha do Poço Preto

Dia 08 de janeiro

No nosso primeiro dia em Foz do Iguaçu, fomos visitar o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as cataratas. Apesar de ser terça-feira, às 9 horas da manhã a fila para entrar no parque já era imensa.
Que arrependimento por não ter comprado os ingressos antecipados pela internet...
Quarenta e minutos depois conseguimos enfim pegar o ônibus que nos levaria à Trilha do Poço Preto, primeira parte da nossa aventura com o Macuco Safari. Mas antes disso, vou explicar um pouco sobre o Parque Nacional do Iguaçu.
O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no extremo oeste do Paraná, a 17 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu e a cinco quilômetros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O Parque Nacional tem uma área total de 185.262,20 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
Somente uma pequena parte do Parque é possível de ser visitado. Para se ter uma ideia do tamanho do Parque, no Brasil ele faz divisa com 14 municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Em 2012, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1,5 milhão de visitantes. O número de saltos (cachoeiras) varia, podendo passar de 100 nos períodos de média vasão. Em janeiro, o rio estava bastante cheio. O irônico é que a maior parte das quedas fica no lado argentino do Parque. Assim, temos a vista deslumbrante, mas somente algumas quedas ficam no Brasil.
Começo da Trilha do Poço Preto
Finalmente, às 9h50, chegamos à Trilha do Poço Preto. A caminhada começa numa passarela suspensa de 320 metros, seguida de uma trilha de nove quilômetros, que fizemos à pé. Essa parte do passeio dura de três a quatro horas. A trilha é praticamente plana, pelo menos é a sensação de quem é mineiro. Todo o trajeto é feito com o acompanhamento de guias especializados. Só para deixar claro, essa parte é paga a parte. O valor do ingresso do Parque só dá direito ao trecho que é feito a pé da Trilha das Cataratas e ao transporte interno, mas isso será tema do próximo post.
A temperatura estava agradável. Estava quente, mas parcialmente nublado. Assim, deu para aproveitar bem o passeio sem morrer de calor ou cansaço. A caminhada é feita por uma trilha praticamente no meio da mata atlântica. E os guias vão explicando a fauna, a flora e as curiosidades que encontram no caminho.

Um dos diversos riachos que cortam a trilha. A cor da água é por causa dos minerais
Bromélia
Outro riacho. A cor da água é diferente do anterior e eles se encontram no Rio Iguaçu
O palmital ou O Bosque dos Palmitos Selvagens
As árvores caídas são retiradas da trilha e retomadas pela floresta

Achei bonitas as flores do Urtigão
Cogumelos gigantes e a piadinha - "Todo cogumelo é comestível. Alguns, somente uma vez"
Companheiros de caminhada
Nosso intrépido e poliglota guia mostrando a "Banana de Macaco ou  Amigo das Árvores"
A partir deste ponto, uma ponte pênsil leva a uma trilha rústica de 500 metros. No final, uma casamata de 10 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da floresta e da Lagoa do Jacaré.

Pausa para o lanche

A casamata
Informações sobre os pássaros que podem ser vistos daquele ponto
Um lado...
... e o outro lado da Lagoa dos Jacarés
Na sequência, navegamos em barco a motor pelo alto do rio Iguaçu, passando pelo Poço Preto, que é uma área do Rio Iguaçu com maior profundidade e que de cima pode ser vista como uma mancha negra no meio do rio.

Nossos pés enlameados e meu primeiro passeio de barco
Segurança é fundamental
Lá é a Argentina
Tenho duas reclamações sobre o Parque Nacional do Iguaçu: Não tem bebedouros, se você quiser beber água, tem que comprar. A outra, são os preços dos produtos vendidos dentro do Parque, tudo é muito caro lá. Por isso, quando visitar as Cataratas do Iguaçu leve sua água e seu lanche.

No próximo post: Macuco Safari!
É mais incrível do que parece!

Nenhum comentário: