sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma Jornada Muito Esperada - Foz do Iguaçu

Dia 09 de janeiro foi nosso primeiro dia inteiro em Foz do Iguaçu. O clima estava quente, um tanto úmido, mas agradável. Ou era a sensação por estarmos de férias. A temperatura ficava em torno de 28° - 31°. Mas  não sentíamos aquele calor sufocante de BH ou da rápida passagem pelas terras cariocas.
Imagem que achei na internet. Não tiramos fotos da cidade

A cidade de Foz do Iguaçu existe desde 1914 e sempre foi atração turística por causa das cataratas. Não sei se por isso, ou se foi em decorrência da construção de Itaipu na década de 1970, a cidade é bem planejada. É praticamente plana - as ruas são largas, bastante bem sinalizadas, um tanto arborizadas e limpas. É como se Foz do Iguaçu tivesse sido preparada para ficar lotada. A sensação que eu tive foi de espaço, bastante espaço.
Outra imagem que achei na web
Algumas coisas chamaram a minha atenção: as calçadas são largas (a cidade é feita também para os pedestres); os sinais de trânsito ficam sempre do outro lado do cruzamento e tem contador de tempo; a cidade é repleta de parquímetros e todos respeitam; todos os locais tem ar condicionado (a energia de lá deve ser tipo barata ou Foz é quente o tempo todo); o sistema de transporte de ônibus é muito bom; todas as pessoas são bastante educadas e falam português e espanhol. No caminho do aeroporto para o centro, o que se vê são enormes hotéis, a maioria luxuosos, às margens da estrada. No centro, ainda há alguns grandes e antigos hotéis, mas já é possível encontrar opções mais baratas de hospedagem, como pousadas. E foi numa destas, a Natureza Foz, onde a gente se hospedou. Pagamos R$99,00 a diária para casal, com café da manhã. A pousada tem piscina (que nem chegamos perto), ar condicionado e tv nos quartos e cozinha comunitária. 

Recepção da pousada. Sobre a recepção está a piscina

O café da manhã é farto e satisfatoriamente variado. O salão do café da manhã é amplo e também tem uma referência à Romero Brito.

A pousada é bem grande, deve ter uns 20 quartos. A opção da cozinha comunitária é ótima, pois a pousada fica próxima a um hipermercado e fazer a própria comida é bem mais econômico do que jantar/almoçar fora.
Caminho para os quartos

Decoração externa dos blocos de quartos

Nosso quarto ficava nesse bloco
Ficamos num quarto imenso, com grande banheiro e o onipresente ar condicionado. A única coisa que me incomodou é que os lençóis eram de malha sintética. No calor que fazia, isso deixava o sono desconfortável. Acordei todas as noites com calor porque os lençóis esquentavam. Da próxima vez, levo lençol de casa...
O quarto tinha cinco camas, conversíveis para duas camas de casal e uma de solteiro
 Para quem acha que Foz do Iguaçu é só cataratas, a prefeitura municipal disponibiliza um arquivo com todos os atrativos, contatos, etc no link Atrativos Turísticos de Foz do Iguaçu.

No próximo post, começam as nossas aventuras em terras paranaenses.


Nenhum comentário: