Ontem, dia 07 de junho, operei de adenoide. Eu já tinha feito essa operação antes, quando era criança. Há alguns anos haviam comentado comigo que adenoide pede reincidir e na última crise de rinite+sinusite o otorrino recomendou que eu operasse novamente.
Adenoide é o nome dado ao aumento de tamanho das tonsilas faríngeas. É uma formação linfoide que cerca as cavidades nasais e bucais para a garganta, estando localizada na parede posterior da nasofaringe, região que serve como passagem do fluxo aéreo nasal, caixa de ressonância na fala e é o local de abertura das tubas auditivas. Ela normalmente aumenta de tamanho durante a infância em resposta a infecções virais e bacterianas, alimentos, alérgenos e irritantes ambientais. Geralmente, a adenoide acaba diminuindo na adolescência, mas nem sempre isso acontece, necessitando então de uma intervenção cirúrgica para retirada do tecido excedente. Quem sofre de rinite/sinusite, tem imensas chances de ter adenoide.
A cirurgia para retirada da adenoide, chamada de adenoidectomia, é uma cirurgia rápida, realizada através da cavidade oral, tem duração de cerca de uma hora. A anestesia é geral e o paciente recebe alta no mesmo dia. Após a operação, os médicos recomendam repouso e tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.
A remoção cirúrgica é curativa para a hipertrofia de adenoide. A recuperação pós-operatória demora de quatro a sete dias. Alguns se recuperam mais rapidamente; outros podem levar até duas semanas para uma recuperação total. Neste período pode ocorrer uma discreta dor de garganta e secreção nasal pouco avermelhada.
O mais importante para uma boa recuperação após a cirurgia é que o paciente tome muito líquido. Leites e derivados gordurosos devem ser evitados nas primeiras 24 horas depois da cirurgia. O ideal é que o paciente faça uma dieta com alimentos frios.
Bem, vou ficar as próximas duas semanas em casa, de molho, aproveitando para descansar e estudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário